Translate

domingo, 19 de abril de 2009

A BIOLOGIA DO MOVIMENTO


Este texto foi escrito por Kevin Secours, Instrutor Sênior de Systema Arte Marcial Russa.
Kevin é o corpo e alma da Escola de Montreal http://www.montrealsystema.com/.
Kevin tem uma experiência de 25 anos de artes marciais, das quais se destacam;

-6 Dan em Russki Goshinbudo
-3 Dan em Modern Kempo Jujitsu
-Sênior Instructor em Arte Marcial Russa - Systema
-1 Dan Akai Ryu Jujitsu
-Full Instructor no Cinco Animais do Shaolin Chuanshu
-E muita experiência em Yoga, Tai Chi, and Chi Kung.


Na introdução do seu livro Somatics, Thomas Hanna cita um dos enigmas mais antigos no mundo. Escrito por Sófocles no séc. V o enigma da Esfinge descreve como Oedipus respondeu correto salvando assim a sua vida.
-O que é que anda com 4 pernas de manhã , 2 pernas á tarde e 3 pernas á noite?
Oedipus responde corretamente - o ser humano. Engatinhamos na infância, andamos depois, e eventualmente usamos uma bengala para nos ajudar na velhice.
Oedipus evita ser comido, mas deixa-nos um novo enigma. Porque é que os ser - humanos depois de terem aprendido a andar direitos e firmes com duas pernas, perdem esta habilidade e acabam debilitados e enfermos?Porque é que nós cidadãos evoluídos e inteligentes do séc. XXI apoiamos uma doutrina médica antiquada do séc. V? O fato de este processo ocorrer na maioria dos casos, não explica por que ocorre e certamente não prova que têm que ocorrer. O fato é que, enquanto aceitamos que o progresso médico nos permite viver até aos 80, 90 anos, também cegamente aceitamos que não há nada que possamos fazer para combater inflexibilidade, rigidez corporal e casos de perca de mobilidade. Ainda não há muito tempo que os nossos antepassados não passavam o tempo atrás de um balcão ou sentados no carro tanto tempo. Antropologistas dizem-nos que provável mente passava os dias a correr há procura de uma refeição ou a lutar por ela. Estudiosos dizem-nos que este reflexo ainda está bem colado no nosso "programa básico". Os nossos corpos estão desenhados para serem fisicamente ativo. De fato só depois da revolução industrial é que a maior parte dos seres humanos baixou a sua atividade física.


Frank Book professor em ciência biomédica da universidade do Missouri acredita que é precisamente esta discrepância entre os nossos genes e o novo estilo de vida, a responsável pela corrente desordem de muitas doenças.
Nós somos inativos, estes genes não "funcionam" perfeitamente, o que em algumas pessoas pode levar á obesidade, diabetes, doenças de coração, ataques cardíacos e câncer. O movimento é a raiz da saúde. A velha expressão "mexe-o ou perde-o" ( move it or lose it) nunca foi tão verdade como agora. Considera apenas este pequeno fato. De acordo com o Dr. Kevin Short, o nosso coração perde 25% da sua capacidade aeróbica depois de apenas 20 dias de descanso, sem nos mexer. Como bem diz aquela expressão do pessoal do boxe - "descansar é enferrujar" (to rest is to rust)


O fisiologista Hans Seyle foi dos primeiros pesquisadores a defender , as relações entre stress, inatividade e doença física. Seyle acreditava que quando deixamos de usar o corpo de certas maneiras, ele sofrerá de tal como ele próprio denominou Amnésia Motor-Sensitivo. Pondo-o de uma maneira simples, os nossos corpos se esquecem de como nos movimentamos. Durante o percurso da nossa vida os nossos corpos estão a responder a diferentes tipos de stress com uma multitude de reflexos micro-musculares. Com o passar do tempo estes reflexos postos em funcionamento, podem criar uma contração muscular habitual, que podem criar raízes tão profundas que nós, literalmente nos esquecemos como relaxá-los. Como Marilyn Fergunson escreveu, os nossos corpos tornam-se autobiografias andantes do stress que sofremos durante o curso das nossas vidas. Isto leva ao que Seydel denominou de " rendição gradual"- o aceitar psicologicamente que nos deterioramos e confirmar com o estar preso num corpo rígido.De qualquer maneira como Seydel fez notar, este processo não têm nada a ver com o envelhecer, crianças que sobrevivem a guerras ou a situações traumáticas simulares, muitas vezes crescem sentindo os mesmos sintomas. Podemos aprender a desfazer estes reflexos tal como elas podem.


Re-educação corporal


A questão é , como desaprender estes maus hábitos?

Este processo situa-se no coração da maneira de como no Systema - Arte Marcial Russa nós praticamos treinamentos de combate, começando pela nossa percepção. Como Hans Seyle escreveu, -"Nós temos o poder de influenciar positivamente os nossos corpos, se tivermos vontade suficiente de agir consoante os ditados do intelecto humano. De fato o processo de aprendizagem é idêntico ao vivido durante a infância, envolvendo do engatinhar ao andar. Começa simplesmente por explorar o nosso corpo. reeducação corporal é um processo intuitivo, praticando devagar e conscientemente pequenos movimentos, a mente aprende a sentir melhor. Por exemplo, simplesmente por exercitar devagar, cuidadosamente e confortavelmente a rotação de articulações, sem dor e num passe sem stress, o praticante pode carregar a compreensão básica e controle do seu corpo. Começa com movimentos circulares lentos em todos os aspectos do teu corpo, de cima para baixo, uma articulação de cada vez. Faz pequenos círculos, aperta e dispersa os dedos dos pés, pequenos círculos com os tornozelos, com os joelhos, o quadril. Exercita todas as rotações possíveis, no máximo de conforto possível. Faz circular tudo, dos maxilares às orelhas, do externo ao abdômen. Este processo simples vai literalmente recordar a tua consciência corporal, e trazer energia e sensação nervosa ao canto mais remoto do teu ser. O resultado final é uma sensação instantânea de grande consciência e unidade corporal.
O mesmo tipo de aproximação pode ser usado como rotina no chão. Simplesmente deita-te no chão e começa devagar e confortavelmente a encurvar e enrolar o corpo, esticando-o como um gato. Em todo este tipo de trabalho nunca prendas o fôlego, inspira sempre pelo nariz para filtrar e controlar o ar inspirado e expira pela boca, para assegurar uma expiração mais cheia.


O Systema Arte Marcial Russa têm uma variedade enorme de exercícios verdadeiramente únicos que seria impossível de descrever aqui em detalhes. Assim que sentires o seu "poder”, inclusive a primeira vez, começará a construir o teu programa de "preparação física", que literalmente iras levar contigo o resto da tua vida.

KEVIN SECOURS

2 comentários:

  1. Fico feliz ao ver seu empenho na divulgação da técnica.

    ResponderExcluir
  2. olá, tem como praticar aqui em Manaus - Amazonas, gostaria muito de aprender essas técnicas. Obrigado.

    ResponderExcluir