Translate

quarta-feira, 15 de abril de 2009

OS SETE PRINCÍPIOS DE RESPIRAÇÃO NA ARTE MARCIAL RUSSA - SYSTEMA



"A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas" Provérbios 9.1.
Estes princípios são o corpo e alma da respiração na Arte Marcial Russa - Systema.
Mais adiante neste blogue irei escrever algumas idéias e conselhos para treino destes princípios.

1-NARIZ E BOCA
Devemos sempre inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Inspirando pelo nariz o corpo tem mais controle sobre o volume e velocidade da entrada do ar, ao mesmo tempo que filtra e regula a temperatura do ar inspirado.Expirando pela boca a saída do ar é mais confortável e relaxante.

2-LIDERANÇA
A inspiração/expiração deve sempre anteceder uma ação física. Respiração e atividade física são um processo unificado, no entanto a respiração é o componente mais importante.Depois de uma das ações da respiração começar é que a ação física "acompanha". A respiração guia por assim dizer a ação física.

3-SUFICIÊNCIA
Deve-se inspirar apenas o ar que necessitamos para a atividade que estamos fazendo no momento, nem mais nem menos.

4-CONTINUIDADE
A respiração nunca deve ser parada ou interrompida. Deve-se inspirar e expirar continuamente.

5-O PÊNDULO
O ciclo respiratório deve ser completo e funcionar como um pêndulo que naturalmente oscila constante e com a mesma freqüência.

6-INDEPENDÊNCIA
Nenhum movimento é dependente de uma das fases na respiração. Todos os movimentos devem ser feitos independentemente de se estar inspirando ou expirando.


7- SEM TENSÃO
Os músculos e o corpo têm que estar relaxados a todo o tempo.



Há ainda dois princípios um deles é o da RESPIRAÇÃO AUDIVEL deste modo você faz sons suaves ao inspirar e expirar e com isso consegue prestar mais atenção a continuidade da respiração, também auxilia a superar os bloqueios de respiração em momentos de dor ou em áreas de estresse. O outro principio muito especial que foi introduzido por Mikhail Ryakbo e que se chama DIVIRTA-SE. Não seja fanático, sorria enquanto experimentas os teus limites.

Retirados do livro LET EVERY BREATH – The Secrets of the Russian Breath Master por Vladimir Vasiliev em conjunto com Scott Meredith – Capitulo tres, pagina 39 a 50.

Traduzido por Nelson Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário