Translate

domingo, 19 de abril de 2009

Visão geral do Systema – Arte Marcial Russa e de sua relevância para o Aikido

Vendo o Systema pela primeira vez


Minha primeira exposição ao Systema, à arte marcial russa popularizada por Mikhail Ryabko e por Vladimir Vasiliev, veio em abril 2001. Eu estava na apresentação e entrega formal do Shindo Yoshin-ryu Menkyo Kaiden ao Sensei Toby Threadgill em Dallas, Texas. Na festa que seguiu a cerimônia, um grupo se recolheu numa sala para assistir vídeos de arte marcial. Ao menos 20 de nós - na maior parte artistas marciais antigos com décadas da experiência e treinamento - prestavam atenção nos videocassetes de diversos estilos e eventualmente surgiu um de arte marcial russa que a maioria assistiu pela primeira vez.
A fita apresentava o Mikhail Ryabko que conduzia um seminário na Rússia para um grupo de artistas marciais estrangeiros visitantes. Mikhail. Um coronel recém aposentado do exército russo é um homem baixo, robusto com sensibilidade inacreditável cujos movimentos pareceram mais “aiki” do que se vê na maioria dos dojos de aikido. Os estudantes estrangeiros do vídeo eram pessoas obviamente fortes, experientes e Mikhail despachava-os fàcilmente em uma maneira que poderia parecer falsa ao olho destreinado. Nós todos fomos cativados pelas habilidades de Mikhail e alguns elogios muito agradáveis foram ditos por aqueles presentes. Eu fiz uma anotação mental para verificar mais em detalhes este Systema em alguma data posterior.


Alguns meses mais tarde eu recebi uma chamada entusiástica de James Williams da Companhia Bugei Trading que tinha visitado Toronto para atender a um seminário de Systema ensinado por Mikhail Ryabko e patrocinado por Vladimir Vasiliev. James, como é bem conhecido de muitos leitores do Aikido Journal, tem um profundo e extensivo currículo em artes marciais armadas e desarmadas e não é impressionado fàcilmente. Era efusivo em seus elogios ao Mikhail e do Vladimir e falava que nunca tinha visto uma metodologia de ensino que poderia desenvolver estudantes hábeis tão rapidamente.
Logo depois disso, eu comprei diversas fitas de Systema que apresentavam Mikhail e Vladimir para fazer exame aprofundado. O que eu vi era verdadeiramente impressionante! A abrangência do currículo e a sofisticação das técnicas eram notáveis. Não somente eu quis experimentar o Systema eu mesmo, mas eu comecei a pensar de que o treinamento misto nesta arte poderia ser de grande benefício para o aikidoka de tão compatíveis eram os dois sistemas. Foi um salto natural daí propor a James que o Systema poderia encaixar muito agradàvelmente com o tema da Expo Aiki 2003. James gostou da idéia e, com minha sugestão, estendeu um convite a Vladimir Vasiliev juntar-se ao nosso grupo de instrutores dos seminários na Expo Aiki deste ano. Vladimir pareceu encantado com este convite vindo de fora dos círculos do Systema e aceitou.
Como eu não tinha ainda nenhum conhecimento de primeira mão do Systema, eu falei com o James sobre ir a Toronto se encontrar com o Vladimir pessoalmente. James, cujo entusiasmo o com o Systema tinha redobrado após viajar a Moscou para treinar outra vez com Mikhail, pareceu-me procurar uma boa desculpa para ir uma segunda vez a Toronto.
Em Toronto com o James para encontrar-se com Vladimir



Em 10 de outubro de 2002, eu e James embarcamos num avião para Toronto participar de um treinamento de fim de semana com Vladimir e seus alunos. Nós programamos uma hora para encontrar-se confidencialmente Vladimir para conduzir uma entrevista e para explicar em maiores detalhes o conceito por trás da Expo Aiki 2003. Eu tinha expectativas elevadas sobre Vladimir baseado no que James tinha dito a mim e a minha visão dos vídeos de Systema. Vladimir não decepcionou. É um dos seres humanos mais finos que eu me encontrei e um crédito ao tipo da pessoa que Systema desenvolve. Suas habilidades fora de serie e em consonância perfeita com a filosofia do aikido. Nunca se opõe a um ataque, mas une e conduz o atacante em uma queda ou em uma imobilização. Vladimir é humilde, mas com autoconfiança plena carregada pelos seus muitos anos de treinamento e da exposição às situações de vida-ou-morte.
Fora no tatame eu achei o treinamento em Systema muito rigoroso. Inclui muitas flexões, agachamentos, de exercícios de respiração variados, e de exercícios de fortalecimento do corpo. Desde que exigindo assim, qualquer um que treine seriamente ficará em forma muito rapidamente. As técnicas são aplicadas com movimentos tipo onda e espiral que podem se transformar em uma cascata de movimentos continuados dependendo da reação do atacante. Uma parte importante do tempo de treinamento é devotada a lutas leves, exercícios que são completamente agradáveis e te desafiam constantemente a resistir à tentação de usar a força. As técnicas do Systema executadas no nível mais elevado utilizam somente a quantidade mínima de energia e operam-se na maior parte no plano mental/psíquico. Também, a variedade de cenários de treinamento é vasta e vai dos ataques com as mãos nuas, ao uso de várias ataque de rua e armas militares, ataques de múltiplos oponentes, seqüestros em carros, trabalho de guarda costas, etc. Você escolhe, o Systema tem um corpo de técnicas para tratar dele.

Vladimir produziu uma série de mais de 10 vídeos que apresentam Mikhail Ryabko e ele mesmo que são altamente recomendadas.
James e eu e outros dois americanos visitantes fomos convidados à casa de Vladimir para o almoço na tarde de sábado. Sua graciosa esposa Valerie e suas três meninas completam os membros da família de Vasiliev. Nós tivemos a possibilidade conversar muito e eu encontrei em Vladimir um profundo pensador e, de natureza, muito espiritual. Tem também um senso de humor terrível. Embora não dê liberdade para discutir a maioria dos aspectos de sua carreira militar, relacionasse alguns episódios que demonstraram a natureza de vida-e-morte de algumas de suas missões.
Como Mikhail Ryabko, Vladimir também é uma pessoa religiosa. Visitando sua casa era aparente pela colocação proeminente dos ícones ortodoxos russos que as observâncias religiosas são uma parte diária da vida de sua família. Ter um relacionamento intima com o Criador é uma parte essencial da filosofia do Systema. Estão aqui algumas citações de um livreto que publicou a alguns anos que dão alguns toques neste tema:
A religião é [também] importante. Compreender que, apesar de suas habilidades e experiência, que você ainda está abaixo de Deus é essencial. A Humildade deve ser mantida. Permanecer em contato com seu lado “bom” e orações regulares são essenciais a um mestre verdadeiro da arte marcial russa.
Certamente, não todos que praticam estas artes tornam-se bons e respeitosos a Deus e a natureza, mas os melhores mestres são. Quando você alcança um nível muito elevado do treinamento, você vem compreender que há algo além de você. Esta compreensão levará aos novos níveis da habilidade.
Do The Russian System Guidebook, por Vladimir Vasiliev

Citando Mikhail sobre religião durante nossa conversa, Vladimir relacionou também esta observação semi-humoristica e muito perceptiva: “[Mikhail] diz, não há nenhum ateu nas trincheiras”. Os soldados pensam em Deus “apenas no caso de”.
Sobre Systema
O Systema que está sendo ensinado hoje ao público geral foi refinado por Mikhail Ryabko e disseminado por diversos de seus estudantes na Europa e na América do Norte. Mikhail Ryabko atualmente reside em Moscou e é um Conselheiro do Ministro da Justiça na Rússia. Além das suas atribuições e deveres militares, e ensinar, Mikhail hospeda também grupos dos estudantes estrangeiros que lhe vêm para o treinamento intensivo em Moscou.

Vladimir Vasiliev é um dos estudantes avançados de Mikhail e mudou-se para Canadá em 1993. Ficou 10 anos com uma Unidade de Operações Especial da Forças Especiais do Exército Russo. Vladimir opera uma escola bem sucedida em Toronto e ensina-a principalmente no Canadá e nos EUA.

Os antecedentes do Systema voltam no passado distante da historia russa e muito do crédito para a preservação destas tradições é devido aos monastérios ortodoxos da Rússia. Depois da revolução russa as forças armadas cooptaram estas habilidades de combate e ensinaram-nas às tropas de elite. Mikhail fala que recebeu seu treinamento de um dos guarda costas de Stalin na sua juventude. Refinou ainda mais o conhecimento transmitido a ele de Systema eventualmente tornando sua forma atual.
O currículo técnico ensinado às forças do Spetsnaz é extremamente rigoroso e projetado para eliminar o medo da morte nos estagiários. Muitos dos exercícios infligiam uma dor tremenda e sofrimento entre os homens em um esforço de endurecê-los para o campo de batalha e as missões especiais perigosas. O treinamento desenvolver a intuição dos estagiários a um grau elevado e ensina-os a agir espontaneamente quando feridos.

Vladimir na ação/h5>Ler uma descrição de alguns dos exercícios de treinamento que estes homens são submetidos deixa nos chocados e fascinados ao mesmo tempo, que os seres humanos podem resistir tal tratamento e manter um estado da equidade mental. É duro imaginar qualquer um mais preparado do que estes homens para o tipo de operações perigosas que realizam.
Filosofia do treinamento de Vladimir Vasiliev
Estão aqui algumas citações do livreto acima mencionado que dará alguma introspecção treinamento pessoal de Vladimir que foi adaptada para ser ensinando ao público geral:
… Tentar [eu] manter o divertimento nas sessões de treinamento e para incitá-lo fazer assim. Você deve ser demasiado sério no interior, mas por fora relaxado, para o seu oponente. Outra vez, eu devo pontuar: Se você for sério quando não há nenhuma ameaça, quando uma ameaça realmente chega você não terá deixado nada na reserva. Você se gastou totalmente e não deixou nada mais para fazer a transição do civil para o guerreiro.
… Para dominar este sistema você deve também poder mover-se de modo que seus membros e o resto de seu corpo possa se mover em maneiras diferentes simultaneamente. É um tipo de movimento tridimensional do corpo.
Todos os movimentos devem ser dinâmicos e multifuncionais. Você deve nunca mover-se apenas por mover-se. E em todo o momento, o corpo inteiro deve ser percebido e usado como um sistema completo. Embora uma porção do corpo possa ser movida enquanto outra relaxar, nunca deve ser desligada fisicamente ou psicològicamente separada das ações das outras partes.
… É também essencial aprender o que sua resposta natural é, de modo que você possa guardar ela para quando nas piores situações… Consciência de seu próprio corpo e a identidade junto com o que está acontecendo em torno de você é essencial para a maestria do sistema russo.
Método Russo de Saúde
Vladimir pratica também um sistema russo de saúde que foi desenvolvido por um filósofo chamado Porfiri Ivanov. Este método era também uma parte de seu treinamento ao servir na Unidade de Operações Especiais no exército russo. A premissa deste método deve ser antecipar problemas físicos antes que ocorram e estimular o sistema imunológico do corpo para expulsar a doença. Um grande cuidado é tomado para impedir que o corpo e a mente alcancem um estado de exaustão. Os exercícios respiratórios especiais e banhos de água fria diários são usados para energizar o corpo e são partes importantes deste método da saúde.
Systema e Aikido
Logo após ter começado meu primeiro contato sério com o Systema, eu comecei a pensar que muitos dos princípios e dos métodos de treinamento empregados por Mikhail e por Vladimir poderiam ser altamente relevantes à prática do aikido. Como você sabe o tema da Expo Aiki 2003 “Compreendendo o potencial do Aikido.” Bàsicamente com a Expo Aiki 2003, nossa esperança de trazer de volta o aspecto marcial do aikido que se tornou negligenciado nas praticas modernas da arte. Eu acredito que o Systema pode ter um papel significativo nesta consideração. Nós esperamos fazer o aikidoka sério reavaliar suas formas de treinamento e considerar trazer para sua prática atual mais alinhada com as técnicas e a filosofia do fundador Morihei Ueshiba.
Ueshiba O-Sensei foi influenciado pesadamente pela religião Omoto durante um período turbulento da historia japonesa. Enfatizou os aspectos marciais e espirituais do aikido e considerou os dois inseparáveis. Systema nasceu dos séculos de refinamento técnico no campo de batalha enquanto os russos repeliram uma multidão de inimigos sob circunstâncias combativas vastamente diferentes. Historicamente tem laços fortes com a igreja ortodoxa russa, uma tradição que continua com Mikhail Ryabko e Vladimir Vasiliev. Com sua ênfase dupla, no marcial e no espiritual, Systema compartilha muito terreno em comum com aikido. Aikidoka que procura revitalizar seu treinamento encontrará nas técnicas do Systema um exemplo poderoso e energizante. Systema encontrará no mundo do aikido uma comunidade grande de pessoas sérias e éticas desejosas de impactar a sociedade de uma maneira positiva e moral.
Eu estou certo que o Systema impactará a Expo Aiki 2003 de uma maneira especial nesse fim de semana de setembro 19-21. Eu estou igualmente certo que a interação entre Vladimir Vasiliev e os outros instrutores e participantes da Expo resultará num florescer da amizade duradoura e das interações importantes que reformularão nosso pensamento e prática do aikido.
Stanley Pranin
Fevereiro 2003

Este artigo foi publicado em 2003 na Revista Aikido Journal uma das mais conceituadas publicações sobre aikido e artes marciais do Japão/Eua
Traduzida por mim para o site deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário