Translate

terça-feira, 7 de julho de 2015

Começo, recomeço ou um novo início...

Systema Brazil - HQ

Começo, recomeço ou um novo início....

Neste mês de julho além das férias escolares e o fim das festas Juninas, em minha cidade tem uma festa na praia bem tradicional chamada Inverno Quente onde são montadas barracas com comidas típicas de junho. Sempre achei que deviam chamar festa julina, porém não foi assim.

Sinto uma nostalgia, há exatos 25 anos atrás em 1990, com um grupo de amigos nos cotizamos e compramos tatame e começou o primeiro grupo de aikido e kendo em Santos. Introduzir e ensinar uma arte marcial é complicado e conseguimos hoje o aikido está lá, com dois grupos bem grandes que originaram deste começo e outros que foram chegando. A Baixada Santista atualmente possui aikido de qualidade. Possuindo vários faixas pretas que darão continuidade nesta arte pelos anos que estão por vir.

Há uns treze anos atrás iniciei a prática do Systema e outra vez introduzir e ensinar uma arte marcial nova, desta vez não somente na cidade porém no País. Mais responsabilidade, pioneiro do aikido na Baixada Santista torna-se pioneiro no ensino do Systema na América do Sul. Sorte? Audácia? Fe? Não sei bem o que me levou a isso, somente que queria treinar e aprender, como havia feito com o aikido decidi aprender o Systema. Buscar conhecimento, a história, origem, praticar, ver os mestres, novamente me encontrei no Caminho como um aprendiz ansioso.

Ensinar, montar o grupo de Santos, Mogi, São Luís e São Paulo no primeiro momento, apoiar a criação do Systema no Peru. Crescemos mais hoje estamos em outros estados. Pessoas vem ou mandam e-mails de norte a sul do Brasil. Viagens, primeira aula fora de solo Brasileiro foi em Copenhague onde temos um grupo.

Depois Peru chegamos aos Estados Unidos graças a confiança e a amizade que construímos ao logo dos anos. Ver pessoalmente os mestres fundadores da Escola Mikhail Ryabko e Vladimir Vasiliev, acho que seria a mesma sensação de treinar com o Fundador do Aikido.

Desta vez eu consegui chegar a tempo de conhecer eles. Depois trazer para o Brasil o Maxim Franz foi como trazer os discípulos do Osensei (Morihei Ueshiba) logo no início da prática do aikido mundial ao Brasil, uma honra e um aprendizado gigantesco. Foi um salto para o Systema Brazil. Iniciamos o Curso Preparatório e auxiliamos na formação de mais instrutores em treinamento e vem mais uma fornada chegando.

Hoje o Systema Brazil está em São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná entre outros Estados. Estamos nos consolidando como uma arte marcial no País, ainda tem trabalho pela frente e vamos continuar.

Agora um novo começo a abertura de nosso espaço o Systema Brazil e Saúde Natural Eslava onde será dedicado exclusivamente ao ensino, prática e formação do Systema em todos os seus aspectos. Isso só foi possível graças às pessoas que acreditaram neste trabalho lá no começo e tenho de citar nomes: Fabio Faravola ( Copenhagen), José Antunes ( Nene da Fenix ), Willian Gusmão e André Renato ( Santos SP), Lila Sensei, Raul Ribeiro e Vitor Cabelin - In Memorian (São Paulo), Franklin Torres e Rafael Lima (São Luís), Sandro Reghelin e Bratzo Barrena (Peru),  Monica e Carlos Eduardo Pimenta ( São Paulo).

Agradeço aos meus amigos,  alunos, instrutores e líderes de grupos principalmente ao Daniel Tomiazzi e César Quental, Luis Miele, Renan De Moraes, Basilio de Sousa, Carlos Lopes, André Renato entre tantos outros que de uma maneira especial trabalharam para isso se tornar realidade. Aos meus instrutores e mentores Vladimir Vasiliev e Mikhail Ryabko pela fé que depositaram em mim e em meu trabalho, ao Maxim Franz pelos ensinamentos, amizade e conselhos, ao Josafath Herrera pelas lições muitas nem sempre agradáveis.

Aos meus filhos que servem para eu ver como ensinar e o que deixar para o futuro, e principalmente meu agradecimento a Tatiana Wscieklica que abraçou comigo este sonho, que se tornou um plano e se torna realidade.

Agradeço a todos os que vieram e estão vindo neste mês de inauguração: Carlos Felice, Natalia Nespatti, Milena Cavalheiro, Arthur Ambrogi, Renata Aranha, Ricardo Vendramini, Paulo Molezin, Rafaella Brito, Haecio Bilia, Karina Kolarevic e todos aqueles que de alguma maneira fizeram isso ser possível.

Meu sincero Muito Obrigado.


.
____________________________________________________

HQ Sumaré (Novo Espaço)

.
Rua Capital Federal, 102 – Bairro Sumaré, São Paulo – SP (Próximo da Av. Prof. Afonso Bovero)
Tel.: (11) 2368-1037 / 9.9942-7902

Nenhum comentário:

Postar um comentário