Translate

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Por Que Systema?


POR QUE SYSTEMA ?
por Martin Wheeler

(Tradução Nelson Wagner – Instrutor Junior de Systema no Brasil)


Nos últimos anos tenho lido com interesse na internet para frente e para trás quanto à validade do treinamento no Systema por observadores que só têm visto peritos na arte ou vídeos no YouTube. Geralmente é feita uma comparação com a maioria das artes de combates visuais, e MMA. Os mesmos tipos de perguntas são postadas repetidamente: "Por que eles treinam devagar? Por que dessa forma parece muito fácil? Por que esse cara caiu e parece incapaz de se levantar? "

E eu tenho lido com igual interesse as diversas formas em que a arte é defendida por praticantes do Systema. Não que elas não sejam perguntas válidas, elas definitivamente são, é só que eu raramente ouvi essas mesmas perguntas de alguém em seminários, aulas, ou em sessões de combate, não importa qual seja sua origem ou em que velocidade eles trabalham.

Apenas por uma questão de equilíbrio, comecei nas artes marciais em tenra idade e tenho estudado em muitos ambientes de sistemas de contato pleno, do boxe até sistemas de luta de agarramento, de armas inteligentes e com artes de “briga de rua”, e tenho aproveitado, combatendo, lutando e treinando os últimos trinta anos, com qualquer caminho que eu tenha cruzado com iniciantes à lutadores de categoria mundial. Eu fui segurança de bares e boates por dez anos e estou atualmente contratado para partilhar as minhas opiniões sobre as técnicas de combate (CQC) com profissionais de serviços de segurança de elite ao redor do mundo, bem como com lutadores de MMA, com os praticantes Systema, e lutadores de artes marciais tradicionais e civis.

Então, porque, se eu tenho estudado todos esses outros sistemas de contato pleno com relativo sucesso, eu escolheria o Systema?

Para mim isso é fácil de responder. É porque eu tenho tentado. Eu sou apenas um de muitos que trouxeram o que eu tinha no meu saquinho de truques para testar Vladimir Vasiliev, ou Deus me perdoe, Mikhail Ryabko, quando eu os conheci. E eu ainda não vi ninguém que não saiu do outro lado da experiência do mesmo modo que eu fiz, ou seja, confuso, com dor, mas com uma profunda visão no fato de que algo fundamental havia mudado.
Para dizer o mínimo, não há muito mais acontecendo com Systema que satisfaça os olhos. E se não houvesse, se você pudesse realmente só ver o que estava acontecendo por vê-lo no YouTube, o Systema, então não seria muito bom.

As MMAs (Artes Marciais Mistas) são dramáticas, rápidas e soberbamente visuais. O melhor método para dois lutadores e pugilistas desde os gladiadores da Roma antiga. Você pode ver o que está acontecendo e os resultados são evidentes. Abriga alguns dos atletas melhor condicionados e versáteis.

Eu amo assistir e treinar nela e sempre gosto de trabalhar com alguém desse mundo. E, em minha opinião, qualquer um que treina o MMA, que é uma pessoa decente, homem ou mulher, e deve ser levado muito a sério.

Então eu ouço você perguntar: Bem, se Systema é tão bom porque não esta no UFC? E eu acho que é uma excelente pergunta.

Mas eu também poderia perguntar: Bem, se o UFC é tão bom porque eles não jogam uma faca na gaiola?

Tão irrealista é talvez o meu ponto de vista? A dinâmica de uma luta mudaria imediatamente se uma faca fosse realmente jogada dentro da jaula. Você iria ver dois lutadores altamente treinados imediatamente se adaptar a um novo conjunto de regras ou morrer quase que instantaneamente.

Eu acho que qualquer um concordaria que levar jabs de um lutador hábil, possivelmente, o menos letal dos ataques do MMA, é muito ruim, mas é bastante agradável, em comparação com uma única ferida de faca.

Quando eu treinei pela primeira vez com Vladimir ele me parou no meio de uma sessão de sparring e disse à sua própria maneira inimitável, “Martin, eu sei, que você o faria em pedaços no ringue”. Claro que, fiquei estupidamente radiante de orgulho Eu pensei que ele estava me elogiando, até que ele se afastou para atender outro aluno e acrescentou categoricamente. “Mas eles iriam matá-lo.”

E ai esta o problema. Quase toda a estratégia visível, filosófica e de movimento que é grande em um ambiente desportivo MMA é útil na rua e mesmo no campo de batalha. Mas só é útil. Considerando que tudo no Systema é propositadamente concebido para ambos os ambientes, não é visual, e tem sido comprovado como eficaz nestas arenas como MMA tem sido na jaula. A estrutura do Systema foi intencionalmente projetada para aparecer sem estrutura, e a velocidade da ação, embora lenta para se registrar com os olhos é na verdade um momento relacional altamente desenvolvido, enganoso devido o praticante do Systema permanecer calmo.

Recentemente fui convidado a introduzir o conceito de Systema para uma Unidade de Operações Especiais estrangeira. Enquanto estava lá, me foi mostrado um vídeo de vários instrutores que tinham sido convidados para treinar seus operadores e mostrar o que tinham para oferecer. Entre eles estava um treinador top de MMA do Pride. Perguntei o que eles acharam de seu treinamento. “Excelente” o coronel disse: "mas para nós, praticamente inútil."

Isso não é de forma alguma depreciativo ao treinador do Pride, ele era obviamente excelente. Mas permanece o fato, o que é bom em uma arena não é necessariamente bom para outra. O Systema não é concebido essencialmente para um ambiente de esporte ou para uma mentalidade esportiva mais do que o MMA é concebido essencialmente para um ambiente de batalha ou uma mentalidade de combate.

Pode-se treinar por vinte anos de jiu-jítsu, por exemplo, e ser um grappler surpreendente. Mas se você introduzir apenas mais um adversário na luta você não estaria mais fazendo Jiu-jitsu. Simplesmente ele não é projetado para combater dois adversários de forma eficiente, ao mesmo tempo, mesmo no chão. É essencialmente estruturado para combater um adversário de cada vez.

Não estou dizendo que o lutador de jiu-jítsu não iria prevalecer, estou apenas sugerindo que, se ele tiver que lutar com dois ou mais opositores possivelmente armados ao mesmo tempo em uma base diária, então seu treinamento em breve poderá começar a parecer, pelo menos do lado de fora, como o Systema. E, em seguida, armado com esse conhecimento, a forma como ele trabalhará contra um único adversário novamente também irá mudar dramaticamente. Depois de dez anos mais ou menos ele pareceria como um alienígena para outro praticante de Jiu-jitsu a observá-lo de fora, como o Systema agora, depois de séculos de aperfeiçoamento.
Systema, como uma arte marcial, na forma que existe agora é projetado principalmente para aplicação na vida real, ele funciona para situações imprevisíveis (como vários adversários, várias armas, terrenos irregulares, falta de iluminação, espaço confinado, etc.) para os profissionais militares, policiais e de segurança, para alguém que tem de lutar enquanto machucado ou ferido ou tem que proteger uma mulher ou criança, para alguém que é mais velha ou em mau estado físico. O treinamento e os combates no Systema são projetados para evitar ferimentos, e até mesmo curar os velhos. E isso exige um saco de truques muito diferente, visual e sentimental de uma arte de combate esportiva.

Embora, como Vladimir comentou certa vez com sua casual e profunda quietude “Systema apenas aconteceu de ser uma arte marcial.” E para ter qualquer compreensão desta jóia, não se pode simplesmente observá-la de fora...

Sobre o autor.
Martin Wheeler é um Instrutor Sênior de Systema dos EUA, instrutor certificado sob Vladimir Vasiliev. Martin ministra aulas regulares de Systema, na Escola de Arte Marcial Russa de Los Angeles. Ele tem treinado artes marciais há mais de trinta anos, variando de Boxe, Grappling, combate com armas, Kenpo Karate e durante 10 anos no Systema. Ele é contratado para ensinar as equipes da SWAT e unidades de operações especiais e também produz filmes de Hollywood. Em outubro estará lançando um dvd
Seu site: http://wheelersystema.com/

Um comentário:

  1. A primeira que vi o Systema foi no You Tube e fiquei impressionado. Os soldados russos rolando pelo chão, a defesa contra vários atacantes o desarme de oponentes armados. Tudo isso me impressionou muito. É uma arte que visa a precisão e que usa os pontos que as outras artes marciais consideram como desleais. Gostaria muito de práticar essa arte, este Systema.

    ResponderExcluir